Se você pensa que praticar autocuidado significa ir a um spa, fazer uma massagem cara ou uma aula de pilates fora do orçamento, está enganada: tratar de si pode ser muito mais acessível do que você pensa. Essas suposições podem, na verdade, ser maneiras de se autossabotar e negligenciar seu bem-estar.
+ 5 práticas que podem melhorar sua saúde mental
+ Como ajudar alguém com problemas de saúde mental
Felizmente, algumas estratégias de autocuidado são capazes de melhorar seu humor sem custo algum. No entanto, lembre-se: se você acredita que sua saúde mental está fragilizada, consulte um(a) psicólogo(a) ou psiquiatra.
7 estratégias acessíveis para fortalecer o bem-estar
1 — Cozinhar

Se você ainda não é amiga da cozinha, pode se surpreender com o quão terapêutico cozinhar para si ou para outros pode ser.
Em 2016, um estudo publicado no “The Journal of Positive Psychology” constatou que praticar atividades cotidianas que permitem exercitar a criatividade, como cozinhar, pode fazer com que as pessoas se sintam mais positivas e relaxadas no dia seguinte. Alimentar-se com uma refeição caseira é um ato acessível de amor próprio.
2 — Hidratar-se

De acordo com a “Slice”, de onde são as informações, até o mínimo nível de desidratação no organismo pode afetar seu bem-estar mental. Por isso, beba água: ela é essencial para sua saúde física e mental.
3 — Ler

Segundo a “Psychology Today”, a leitura (especialmente de ficção) pode apoiar a saúde mental pois ajuda a desenvolver empatia e uma melhor compreensão das experiências sociais.
4 — Costurar e pintar

Assim como cozinhar, a costura é uma prática acessível que desperta a criatividade. Atividades como crochê e tricô podem, comprovadamente, reduzir a frequência cardíaca, a depressão e a ansiedade.
A pintura — no papel, no tecido ou na tela —, por sua vez, também é uma maneira de deixar a imaginação rolar solta e amenizar sentimentos de ansiedade.
5 — Cochilar

Além de ser uma boa maneira de recarregar as energias para o resto do dia, os cochilos possuem diversos benefícios para a saúde do cérebro, como regulação emocional e melhora do humor.
6 — Escrever

Manter um diário para escrever seus sentimentos pode ser uma ótima maneira de reduzir o estresse e refletir sobre o que você sente.
7 — Escutar música

Segundo a “Time”, escutar música pode ajudar a ativar alguns sistemas neuroquímicos e estruturas cerebrais que impactam positivamente o humor e reduzem os níveis dos hormônios do estresse.